domingo, 2 de janeiro de 2011

Velocidade das Reacções Químicas

Para que ocorra uma reacção química é necessário que decorra o tempo suficientemente para permitir o consumo dos reagentes e a formação dos produtos da reacção ocorre pode ser curto ou longo, determinando se as reacções são reacções lentas ou reacções rápidas, respetivamente.
A rapidez de uma reacção químca traduz-se pela quantidade de produto da reacção formada num certo intervalo de tempo ou pela quantidade de reagente consumido num certo intervalo de tempo.
Existem reacções rápidas e lentas.


    REACÇÃO RÁPIDA                                                     REACÇÃO LENTA
         






O que é?


É a rapidez com que os reagentes são consumidos ou a rapidez com que os produtos se formam (novas substâncias).






Factores que influenciam a rapidez de uma reacção:


A velocidade da reacção química depende da natureza dos reagentes e das condições em que é realizada


- estado de divisão dos reagentes sólidos, - quanto mais divididos estiverem os reagentes mais rapidamente ocorre a reacção química.


- luz - nem sempre é essencial para que  ocorra a reacção quimica mas permite aumentar a velocidade como por exemplo, a deterioração dos óleos alimentares é mais rápida na presença da luz.


- temperatura - quanto maior é a temperatura à qual ocorre a reacção,  maior é a agitação das partículas dos reagentes e, por isso, mais rapidamente ocorre a reacção.


- concentração dos reagentes - quanto maior é a quantidade de substâncias de cada um dos reagentes, num certo volume de solução, mais se aproximam as particulas, levando a um maior número de choques entre elas, daí ser maior a rapidez da reacção.


- catalisadores - são substâncias que aumentam (catalisadores positivos) ou retardam (catalisadores negativos) a rapides de uma reacção química sem nela se consumirem.