Arquimedes foi um dos maiores físicos, matemáticos e inventores da Antiguidade e de todos os tempos. Este descobriu um método para calcular π (uma proporção numérica originada da relação entre as grandezas do perímetro de uma circunferência e seu diâmetro) utilizando séries (Geometria e Matemática); descobriu o princípio da alavanca e contribui para a fundação da Hidrostática (Física) e criou várias máquinas tanto para uso civil como para bélico.
"Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo".
Arquimedes nasceu em Siracusa, Sicília em 287 a.C, filho de Philias, que era astrónomo. Na juventude, estudou em Alexandria, com um dos discípulos de Euclides, Cônon.
Arquimedes foi morto por engano em 212 a.c, na sua cidade natal, durante a Segunda Guerra Púnica, quando alguns soldados romanos o viram – sem saber que era ele – desenhar uns círculos na areia da praia de Siracusa, mandando-o embora, mas este resistiu, porque não queria perder o raciocínio levando-o assim a uma trágica morte provocada pelos seus principais admiradores.
Lei de Arquimedes
“Qualquer corpo mergulhado num líquido recebe da parte deste uma impulsão vertical, de baixo para cima, de valor igual ao do peso do volume do líquido deslocado”.
Sem comentários:
Enviar um comentário